A História
Inicialmente, o Forte de Santa Catarina foi construído século XVI entre 1580 e 1598 a pedido do rei de Portugal Felipe I.
Estrategicamente, foi edificado à entrada da barra do Rio Mondego sob rochedos conhecidos como “Monte de Santa Catarina”.
Juntamente com a Fortaleza de Buarcos e o Fortim de Palheiros protegiam a baia da Figueira da Foz e de Buarcos.
Em 1602 a costa da Figueira da Foz foi atacada por corsários ingleses sendo o forte saqueado.
Já no ano de 1643 passou por obras para aumentar suas defesas e reforçar a parte de artilharia.
No século XIX, durante a Guerra Peninsular em 1808 esteve ocupado pelas tropas de Napoleão, sendo uns meses depois recuperado por dezenas de estudantes de Coimbra juntamente com centenas de populares. O forte então foi ocupado pela esquadra britânica.
Com o passar do tempo, o Forte ficou muito deteriorado necessitando de obras urgentes, o que o fez perder sua função militar.
Em 1911, uma parte do forte foi cedida ao Instituto de Socorros a Náufragos. Neste mesmo período foi construído o Farol de Ferro que auxiliou a navegação junto a entrada da barra do Mondego até 1991.
A visita
Primeiramente, é impossível visitar a Figueira da Foz e não visitar o Forte de Santa Catarina. Um dos pontos turísticos mais fotografados devido a sua história e beleza.
O Forte tem um formato triangular peculiar, que foi adaptado ao terreno ao qual foi construído, conta ainda com um meio baluarte e dois baluartes irregulares.
Ainda mais, a frente do forte há um jardim com um lindo espelho d´agua onde se pode caminhar sobre uma trilha de pedras e parecer que está a caminhar sobre um lago de água.
Além disso, também é possivel apreciar uma obra de arte contemporânea desenhada pelo escultor Laranjeira Santos e oferecida ao município em 1960. Obra essa carinhosamente apelidada pelos Figueirenses de “a preguiça”, em outras palavras, trata-se da estátua de uma mulher deitada em uma pose bastante sedutora, que se reflete nas águas espelho d´agua onde repousa.
Uma imagem simples e apaixonante que faz com que a visita ao jardim tenha um toque todo especial.








Agora vamos a um passeio pela parte de dentro do Forte, no pátio interior encontra-se uma pequena capela com planta quadrada e cúpula de nervuras, atualmente não possui qualquer estrutura decorativa, trata-se apenas de uma edificação histórica.
O pátio inferior tem acesso a parte de cima do forte onde pode-se estar mesmo junto ao Farol de ferro.
Atualmente dentro do forte funciona um restaurante onde pode-se fazer uma refeição, petiscar, tomar um café e acompanhar a magnifica paisagem.
Localização
- Avenida Espanha, 3080-150 Figueira da Foz





