Gastronomia

Foto de Carlos Lindner em Unsplash

Gastronomia

Bacalhau é a estrela, mas temos muito mais..

Gastronomia Portuguesa

A Gastronomia portuguesa, graças a época dos grandes descobrimentos durante o século XV se espalhou para diversos cantos desse planeta, principalmente pelos seus territórios, como por exemplo, no Brasil, Índia e Japão. 

Mas também esteve aberta para novas descobertas que foram trazidas desses locais, tanto para novas técnicas de preparo como para novos ingredientes, sobretudo as valiosas especiarias, que foram o grande motivador das descobertas! 

 

A gastronomia é um item de suma importância para os portugueses, que em 2015 aprovaram por unanimidade em Assembleia da República um projeto que estipula o “Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa”, que se comemora no último domingo do mês de maio.

A primeira edição dos festejos pelo dia nacional da Gastronomia Portuguesa ocorreu em Aveiro em 2016, em seguida em Lisboa em 2017, Vila Nova de Gaia em 2018, Viseu em 2019 e em 2020 a 5ª edição teve como sede Santarém.

Portanto, eu acho que você só precisa conhecer um pouco mais sobre a nossa gastronomia para incluí-la nos seus planos de viagem…

Os ingredientes

Foto de Pau Casals em Unsplash

• Peixes e Mariscos

Com grande influência mediterrânica para se ter uma dieta rica, saborosa e saudável, a base da nossa culinária são os peixes e mariscos, principalmente a sardinha e o bacalhau! Claro que não podemos esquecer da grande variedade de mariscos que são consumidos em Portugal.

A estrela maior da culinária portuguesa é o bacalhau, essa paixão vem desde a época das grandes navegações, onde os marinheiros lotavam as embarcações, devido a sua grande capacidade de conservação.

• Azeite, Pão E Batatas

Para preparar os deliciosos pratos, nada melhor que um bom azeite português, que são de alta qualidade, considerado um dos melhores do mundo. E a partir do século XVII, com toda certeza a batata passou a ser o par perfeito do bacalhau, parece que nasceram um para o outro.

Similarmente o pão está presente em todas as refeições do português, desde o pequeno almoço até à ceia! 

Seja como for, cada região tem o seu preferido, como por exemplo: Pão Alentejano, Pão de Mafra, Pão de centeio, Pão de Milho, etc.

Foto de Alexandra Kikot em Unsplash

Foto de Olga kudriavtseva em Unsplash

• Ovos

Portugal foi o maior produtor de ovos da Europa durante o século XV e exportava as claras dos ovos para engomar roupas ou para produção de vinhos. 

Com a chegada do açúcar, as freiras passaram a utilizar as gemas dos ovos que sobravam em abundância com o propósito evitar o desperdício e desta forma, surgiram os famosos doces conventuais que também são ícones da gastronomia portuguesa.

 

• vinho

Você deve estar estranhando o vinho estar na relação de ingredientes, mas em Portugal, ele é um elemento essencial para acompanhar diversos pratos da nossa gastronomia. 

Portugal tem orgulho da sua produção de vinhos, foi o pioneiro em criar regiões demarcadas que garantem a qualidade dos seus vinhos, como por exemplo o DOC Douro e DOC Dão.

Foto de Terry Vlisidis em Unsplash

Os Pratos típicos

O tradicional menu português deve conter uma sopa, um prato principal e uma sobremesa, e em cada uma dessas categorias, a gastronomia tem diversas opções! 

Escolha a que melhor agrada o seu paladar, e inclua no seu planejamento de viagem a Figueira da Foz

Veja o que você acha dessas sugestões.

Sopas e Caldos

Sopa de peixe

Preparada com um bom caldo de peixe, ramos de coentros, e um saboroso pedaço de peixe, essa é mais uma das apreciadas sopas tradicionais portuguesas. Além disso, é nutritiva e com baixa calorias!

Caldo Verde

Sua história é antiga e teve origem na região do Minho. É muito consumido nas noites frias e é atração principal nas festas populares, a saber é uma sopa feita com batatas, cebola, couve-galega e fatias de chouriço.

Sopa da pedra

Com uma lenda interessante e originária da cidade de Almeirim, é feita com feijão encarnado, batata, cebola, alhos, enchidos, orelha de porco, carnes várias, louro, coentros, sal e pimenta, e uma pedra no fundo da panela.

açorda

Nasceu no Alentejo, mas sua receita tem variações de acordo com a região ou até mesmo famílias. Contudo na sua base, basta misturar alho, sal, azeite, água em ebulição e pão fatiado e coentros.

Foto de Brooke Lark em unsplash

Pratos principais

Bacalhau

Fresco, dessalgado, em postas, em lascas ou desfiado, dizem que tem mais receitas de bacalhau do que dias do ano. Portanto você poderá experimentar um prato diferente a cada dia em que estiver em Férias na Figueira.

 

Cozido a portuguesa

É uma receita de paladares intensos, para os amantes de carne, esse cozido é o ideal, pois na sua receita tem frango, carne de porco, vaca, e várias salsichas de porco, tudo cozinho junto com vegetais e que forma um delicioso e nutritivo caldo.

Arroz de pato

Esta receita tão tradicional tem na sua essência a cozedura do pato com chouriço e bacon, depois fazer camadas de arroz e de pato e levar ao forno para finalizar a cozedura.
Certamente se acompanhado por um bom vinho, se tornará uma experiência única.

Polvo a lagareiro

Uma variante do Bacalhau à Lagareiro, o polvo é um prato muito apreciado pelos portugueses, bem regado com azeite, temperado com muito alho e acompanhado de batatinhas assadas ou ao murro é uma opção imperdível e leve para todos os dias.

Foto de Jennifer Pallian em unsplash

Sobremesas Típicas

Doces conventuais

São denominados dessa forma porque surgiram dentro de conventos, devido a grandes sobras de gemas causadas pelas exportações das claras para toda a Europa.
O Pastel de Nata, assim como o bacalhau, é a estrela dos doces portugueses! Que tem como ícone os famosos “Pastéis de Belém” que são produzidos no Mosteiro de Jerônimo. Da mesma forma não deixe de experimentar os “Pastéis de Tentúgal”, “Trouxa de Ovos Moles”, “Barriga de Freira”.

Pudim de ovos

De maneira idêntica, o pudim de ovos é presença obrigatória no almoço dominical dos portugueses, e como não podia ser diferente, é feito com muitos ovos, leite e casca de limão ou laranja.

Arroz doce

Com toda a certeza esse é o doce que faz os portugueses lembrar da casa da vovó. Esse clássico português, é produzido como se fosse um risoto, porém é feito com leite, canela e casca de laranja.

Foto de Magda Ehlers em unsplash

Onde Comer

Preparamos para si uma lista de restaurantes variados para que possa ter uma experiência gastronômica deliciosas que lhe faça querer voltar a nossa cidade.

A imagem contem fotos da fachada do Tucano Beach Bar. Esta imagem faz parte do blog de gastronomia do site férias em Figueira.
Pastelarias, Cafés e Gelataria

Tucano Beach Bar

O Tucano Beach Bar é uma ótima opção para tomar um café seja no inverno ou no verão.   A Figueira da Foz tem várias opções onde se pode fazer

Saiba mais »
A imagem contem a esplanada do restaurante Puro e seu logo tipo composto por uma pena e a descrição PURO. Esta imagem faz parte do blog de de restaurantes do site férias em figueira.
Gastronomia

PURO

O Restaurante “Puro” tem uma gastronomia requintada e um ambiente muito agradável. Para os que gostam de esportes, o restaurante esta localizado junto as quadras de padel no centro da

Saiba mais »
imagem demonstra a fachada do restaurante Piquete na Figueira da Foz. Faz parte do blog de gastronomia do site Férias em Figueira.
Gastronomia

Paquete

O restaurante Paquete foi inaugurado em 1999 e esta localizado junto a praia da Claridade no concelho da Figueira da Foz. Conta com um atendimento profissional e um menu direcionado

Saiba mais »